Rotina saudável

Quando falamos em rotina saudável, nem sempre definir uma rotina  é o mais complicado, mas manter e ser constante pode ser um grande desafio.

No entanto, uma rotina saudável, especialmente para pessoas acima dos 50, é indispensável para garantir uma vida longa e de qualidade.

A seguir, veja alguns aspectos essenciais que você deve se atentar ao criar uma rotina saudável, e entenda os benefícios que ela pode proporcionar. Vamos lá!

Qual a importância da rotina para a saúde?

Antes das dicas de como criar uma rotina, é importante pensar na importância que a rotina tem para a nossa saúde.

A rotina é uma forma de investir na saúde física, mental e emocional. Em um mundo volátil e imprevisível, as rotinas são uma forma de organizar e manter, dentro do possível, o controle do seu dia a dia.

Apesar disso, uma rotina saudável não é restritiva, mas como um guia para que você saiba exatamente o que deve fazer em determinado período do dia. Isso ajuda, inclusive, a reduzir a ansiedade

Segundo um estudo publicado pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI), é a rotina que estabelecemos nas primeiras fases da vida que irá determinar a nossa qualidade de vida durante a velhice. Nesse cenário, já dá para entender como ter uma rotina saudável é importante, certo?²

Esse mesmo estudo também mostrou os impactos que maus hábitos, como dormir mal e não praticar nenhuma atividade física, podem trazer para a nossa vida.

Por isso, mais importante que investir em hábitos, é criar uma rotina e desempenhá-la sempre, de forma consistente, para que seus benefícios sejam colhidos até os seus últimos dias.

Abaixo, veja algumas dicas de como implementar uma rotina que irá impactar positivamente sua vida até a velhice.

5 aspectos fundamentais para criar uma rotina saudável

1. Mantenha uma alimentação balanceada

Não dá para falar em rotina saudável acima dos 50 sem citar a alimentação como o primeiro e mais relevante aspecto. Afinal, é na nossa dieta que tudo começa!

Se você faz parte do time que sempre deixa para começar a comer bem na “próxima segunda” e esse dia nunca chega, agora é hora de criar uma rotina de alimentação saudável e segui-la com consistência.

Principalmente após a meia idade, quando o corpo já não possui o mesmo desempenho, a fome é reduzida e não consegue absorver totalmente os nutrientes, manter esse cuidado é indispensável.³

Todavia, procure estabelecer não apenas horários para se alimentar, mas também cardápios que contemplem as suas necessidades nutricionais.

Você pode aproveitar os finais de semana para já preparar as refeições dos próximos dias. Assim, basta descongelá-las para ter uma comida saudável pronta todos os dias.

2. Pratique atividade física diariamente

Começar com a prática de atividade física regularmente é uma excelente forma de como ter uma rotina saudável. Isso porque se você conseguir manter a constância no exercício físico, todo o resto se tornará mais fácil.

Em uma rotina saudável acima dos 50, os exercícios não podem ficar de fora. Afinal, com o passar dos anos, o organismo já começa a sofrer os danos do envelhecimento, como a perda óssea, o desgaste das articulações e ligamentos, e a diminuição da massa muscular.4

Por isso, manter-se ativo é um ponto indispensável de uma rotina saudável, pois ajuda a reverter ou, ao menos, retardar o aparecimento dessas alterações naturais do avanço da idade.

3. Faça o acompanhamento médico constante

Uma rotina saudável também precisa ter espaço para as consultas médicas e o acompanhamento constante com profissionais da saúde.

Afinal, com o passar dos anos, as transformações que citamos acima começam a aparecer e demandar atenção especial.

Não esqueça de incluir os check ups e consultas de rotina no seu dia a dia. A prevenção ainda é o melhor remédio para qualquer condição de saúde, e durante a meia idade, ela pode ser decisiva para uma vida mais longa e saudável.

4. Invista em momentos de socialização

Cuidar da saúde mental também deve ser parte de uma rotina saudável. E não há nada melhor do que incluir momentos de socialização para isso.

Ter momentos de lazer junto à família e amigos é importante principalmente para aqueles que passam muitas horas sozinhos durante a semana.

Assim, se reunir com os amigos ajuda a reduzir o risco de depressão, que pode acometer a pessoa mais velha por causa do isolamento que acontece muitas vezes.

Da mesma forma, socializar ajuda a lidar melhor com a ansiedade e melhorar a auto-estima, oferecendo um senso de valor e pertencimento.

Além disso, não podemos esquecer que os momentos de socialização também ajudam a manter a mente ativa, o que pode ser muito benéfico para a saúde cognitiva.

5. Tenha uma rotina do sono

Por fim, o último passo para criar uma rotina saudável é se preocupar com sua rotina de sono. Quantas horas você dorme por dia? Qual horário vai para cama? Que horas costuma acordar no dia seguinte?

Se cada dia você tem uma nova resposta para essas questões, a rotina do sono precisa ser uma das suas prioridades.

Afinal, é durante o sono que diversas funções e células do nosso corpo são renovadas, inclusive as células do sistema imunológico, tão importante durante o envelhecimento.5

Ademais, o sono também contribui para a saúde mental e o equilíbrio físico e emocional de todo indivíduo. Por isso, em uma rotina saudável, não deve haver espaço para privação de sono ou hábitos nocivos.

Agora você já está preparado para criar uma rotina saudável se baseando nesses cinco pilares tão importantes para a saúde, sobretudo para pessoas acima de 50 anos.

E, claro, você também pode incluir em sua rotina a suplementação de multivitamínicos para potencializar ainda mais o funcionamento e a saúde do seu organismo.

Para isso, não esqueça de ir ao médico para conferir se há necessidade de suplementação em seu caso. Caso seja, conheça o Vitasay50+ Imune, um reforço de vitamina C6 que funcionamento do sistema imune.

Gostou de saber mais sobre como criar uma rotina saudável? Então, agora corra para estabelecer o ritual no seu dia a dia.

Tel Aviv University. Finding relief in ritual: A healthy dose of repetitive behavior reduces anxiety, says researcher. Science Daily. Disponível em https://www.sciencedaily.com/releases/2011/09/110922093324.htm. Acesso em: novembro/2021.

Kohyama J. Good daily habits during the early stages of life determine success throughout life. Sleep Sci. 2016; 9(3):153-157.

Pilgrim AL, et al. An overview of appetite decline in older people. Nurs Older People. 2015; 27(5):29-35.

Keller K, Engelhardt M. Strength and muscle mass loss with aging process. Age and strength loss. Muscles Ligaments Tendons J. 2014; 3(4):346-50.

Besedovsky L, Lange T, Born J. Sleep and immune function. Pflugers Arch. 2012; 463(1):121-37.

Hemilä H, Chalker E. Vitamin C for preventing and treating the common cold. Cochrane Database Syst Rev. 2013;(1):CD000980.

Brasil. Ministério da Saúde. ANVISA. IN 28 de 26 de julho de 2018. Estabelece as listas de constituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/34380639/do1-2018-07-27-instrucao-normativa-in-n-28-de-26-de-julho-de-2018-34380550. Acesso em: set., 2020.