Quais são os benefícios da meditação

Já pensou em começar uma atividade que, além de fazer bem para o corpo, pode ajudar na sua saúde mental, melhorar seu foco e contribuir para o autoconhecimento? Tudo isso faz parte dos benefícios da meditação! ¹

Quando falamos em exercícios, nosso primeiro pensamento tende a ser em grande esforço físico, em academias, suor, etc.

Mas você sabia que também existem atividades focadas na mente que também podem melhorar a sua qualidade de vida?

Esse é o caso da meditação, uma prática que tem conquistado cada vez mais adeptos, e se mostrado um grande aliado na manutenção da saúde física e mental. ¹

Se você nunca experimentou a meditação, quer começar, mas tem dúvidas de como meditar corretamente, veja algumas informações que podem ajudá-lo a praticar. Vamos lá?

Afinal, quais são os benefícios da meditação?
Antes de falarmos sobre como meditar corretamente, que tal entender quais os benefícios da meditação para a saúde física e emocional?

A meditação nada mais é do que a busca por uma clareza mental e emocional. Na prática, ao meditar, a pessoa foca em um determinado objeto, atividade ou pensamento, esvaziando a mente e concentrando em sua respiração. ²

Exatamente por esse motivo, a meditação é muito associada aos exercícios de respiração — e, de fato, essa relação existe. ²

Mas a meditação vai além de um exercício de respiração, mas também auxilia no relaxamento do corpo, no aumento do foco e concentração. Além, claro, de ser uma atividade favorável para o autoconhecimento. ¹,²

Já em âmbito físico, podemos citar como benefícios da meditação as seguintes mudanças:

  • aumento da oxigenação do sangue; ³
  • controle da hipertensão arterial; ¹
  • controle dos batimentos cardíacos; ³
  • melhora no funcionamento cerebral; 4
  • relaxamento muscular. ¹

Além disso, quando falamos em quais os benefícios da meditação, não podemos deixar a correção da postura de lado.¹

Afinal, as posições durante a prática são muito importantes, e podem contribuir para o ajuste da postura inconscientemente após tempos de prática.

Como meditar corretamente? Dicas de meditação para iniciantes

A primeira tentativa de meditar pode ser um grande desafio para muitas pessoas.

Isso porque, pela falta de prática, pode ser muito difícil chegar ao estado de concentração e relaxamento completo que a meditação exige.

A boa notícia é que existem dicas que podem te ajudar a começar. Por isso, agora que você sabe quais são os benefícios da mediação, que tal conhecer alguns truques que podem facilitar a prática?

Veja!

1. Comece pela meditação guiada

A forma mais fácil de começar a meditar é por meio da meditação guiada, onde há uma pessoa ditando orientações que você deve seguir.

Esse tipo de meditação trabalha com a narração do que deve ser feito, o que abrange desde a sua imaginação (“imagine que você está em uma praia deserta”, por exemplo) até o ritmo da respiração.

Dessa forma, essa é a maneira mais rápida de conseguir colocar a meditação em ação, pois basta ouvir as orientações, focar no que é dito e realizar o que foi pedido.

2. Separe um tempo diário para treinar

Assim como qualquer atividade física, você só fica bom naquilo que faz constantemente. E com a meditação não é diferente!

Por isso, não adianta fazer uma meditação guiada um dia e achar que já conseguiu todos os benefícios da prática.

Na verdade, nesse caso, a frase “a prática leva a perfeição” deve ser levada a sério. Afinal, você só conseguirá se aprimorar ao incluir a meditação em sua rotina.

Por isso, agora que você sabe quais os benefícios da meditação e está disposto a começar a praticar, é fundamental que você tire um momento para isso. Focando sempre em constância, é claro.

3. Escolha um bom lugar para praticar

Já que a meditação é também uma atividade de foco e concentração, é indispensável se livrar das distrações.

Para isso, você pode encontrar um lugar calmo e sem interrupções, para conseguir focar na orientação da meditação guiada.

Essa é, certamente, uma das melhores dicas de meditação para iniciantes, já que se distrair no começo da prática pode ser mais fácil do que se imagina.

4. Foque na sua respiração

Como vimos, a respiração é a base da meditação, certo? Por isso, se você quer saber como meditar corretamente, um dos passos mais importantes é focar em sua respiração. ²

É indispensável que você respire de forma controlada e ritmada, prestando total atenção na movimentação do seu corpo e em sua postura, para que a atividade seja realmente relaxante. ²

5. Prefira posições confortáveis

Por último, a dica de ouro para conseguir meditar melhor e por mais tempo é escolher posições confortáveis para realizar o exercício.

Você pode optar por fazer a atividade sentado, na tradicional posição de borboleta, deitado, de pé… Ou qualquer outra posição em que se sentir confortável.

Afinal, a meditação independe da posição que você escolhe, desde que você se sinta relaxado para fazer uma boa sessão de meditação.

Meditação aos 50 anos: principais ganhos para a saúde

Agora que você sabe quais são os benefícios da meditação e como praticar corretamente, veja quais são os maiores ganhos para as pessoas de meia-idade. Afinal, não há idade certa para começar a praticar e se beneficiar de suas vantagens.

  • melhora da respiração; ¹
  • melhora da disposição; ¹
  • melhora a autonomia; ¹
  • favorece a correção postural; ¹
  • aumenta a qualidade do sono; ¹
  • aumenta o bem-estar emocional. ¹

Tudo o que podemos querer para um envelhecimento com saúde, não é? Por isso, agora que você sabe os benefícios da meditação para a saúde física e emocional, e como começar, coloque nossas dicas em prática!