Bicicleta aos 50

Certamente você já ouviu a frase “é como andar de bicicleta, depois que aprende, não se esquece mais”. Mas será que é possível aprender a andar de bicicleta aos 50 anos?

Andar de bicicleta é aquele exercício que, além de proporcionar ganhos para a saúde, também desperta em muitas pessoas lembranças afetivas. Afinal, é uma das brincadeiras mais comuns durante a infância.

Mas e quem nunca andou de bike? Será que ainda é possível aprender? Aliás, será que existe idade para praticar ciclismo?

A seguir, vamos falar tudo sobre como aprender a andar de bicicleta aos 50 anos, os cuidados e como manter um ritmo saudável para se beneficiar desse esporte.

Bicicleta aos 50: 4 principais dicas para aprender

Vamos aos fatos: andar de bicicleta aos 50 não é só possível como pode fazer muito bem para a saúde. Mas, assim como começar qualquer outro esporte nessa fase, é preciso cuidado para evitar quedas e lesões. ¹

Abaixo, veja algumas dicas para começar a praticar o ciclismo de forma segura, independentemente da sua idade.

1. Converse com seu médico

O primeiro passo para fazer ciclismo depois dos 50 anos vem bem antes da prática: começa na indicação médica.

Claro, sabemos que o ciclismo é uma atividade que oferece diversos benefícios para a saúde, como:

  • promove o fortalecimento muscular; ²
  • auxilia no controle do peso corporal; 3
  • ajuda a prevenir doenças como diabetes e hipercolesterolemia; 4
  • melhora o equilíbrio e a coordenação; 5
  • entre outros.

E por mais que andar de bicicleta seja considerada uma atividade aeróbica de baixo impacto, buscar orientação profissional antes de recorrer ao exercício é o mais prudente.  ¹

Afinal, a atividade física indicada para você irá depender do seu histórico de médico e sua saúde.

Para uma pessoa com osteoporose em níveis avançados, por exemplo, as atividades aquáticas, que reduzem ainda mais o impacto e diminuem o risco de queda, pode ser mais interessante do que praticar bicicleta aos 50, entende? 6

2. Escolha a bicicleta certa

Tudo certo para começar a andar de bicicleta aos 50? Então, o segundo passo é procurar por uma bike que atenda suas necessidades.

Claro, se você está aprendendo a andar e ainda irá praticar antes de pegar longas distâncias, pode começar com uma bicliceta antiga que você já tenha ou até alugar uma em alguns pontos da cidade, se existir essa opção.

No entanto, se você ainda não tem uma bike e quer comprar, procure uma loja especializada que possa te dar o suporte necessário.

Você sabia que até o tamanho do aro de uma bike pode ser diferente a depender dos seus objetivos e da sua altura?

Se você quer uma bicicleta só para andar aos finais de semana ou se pretende tornar essa atividade um hábito diário, isso também pode impactar na sua escolha. No final, o importante é buscar por aquilo que te dê conforto.

3. Não esqueça os equipamentos

Depois da meia idade, sabemos que qualquer queda pode resultar em uma lesão complicada. Principalmente quando falamos em como aprender a andar de bicicleta aos 50 anos, todo cuidado é pouco! ¹

Por isso, nossa próxima dica é garantir que você esteja bem equipado, independentemente se você está iniciando hoje ou se já pegou o jeito.

Compre os equipamentos que você precisa usar durante a prática do ciclismo, como o capacete, cotoveleiras e joelheiras, elas irão proteger caso você se desequilibre durante a prática.

Além disso, também vale a pena investir em um farol de bike para evitar que outros ciclistas, pessoas andando ou até carros acabem colidindo com você.

4. Pratique constantemente

Não há como aprender a andar de bicicleta aos 50, 60, 30 ou aos 5 anos se você não praticar. Por isso, mesmo que o primeiro dia seja desafiador, não deixe de

tentar novamente.

Separe alguns minutos do seu dia para colocar a bike na rua e andar. Quanto mais vezes praticar, mais seguro se sentirá. E quando ver, estará andando todos os dias por longos minutos (ou até horas, quem sabe).

Quais suplementos usar ao praticar ciclismo aos 50?

Começar uma atividade física na meia idade pode ser desafiador,  mas é muito importante. Afinal, exercitar o corpo é parte fundamental de um envelhecimento saudável, sem perder a autonomia. 7

Isso não quer dizer, porém, que é fácil. Muitas vezes, falta ânimo e até as dores podem ser um empecilho. Nessa parte, a boa notícia é que a suplementação alimentar pode ajudar.

Por isso, a nossa primeira dica é tão importante! Ao procurar por orientação médica antes de praticar qualquer esporte aos 50 anos, ele poderá indicar suplementos que irão ajudá-lo a prosseguir com o hábito e potencializar os resultados.

Um exemplo de suplemento que pode te ajudar ao começar a praticar o ciclismo é o Ômega 3, um nutriente que contribui para a saúde do coração, controlando níveis de colesterol, ajuda a tratar inflamações, além de aumentar a energia e disposição. 8

Tudo que um ciclista aos 50 anos precisa!

1 Ikpeze TC, Glaun G, McCalla D, Elfar JC. Geriatric Cyclists: Assessing Risks, Safety, and Benefits. Geriatr Orthop Surg Rehabil. 2018;9:2151458517748742.

2 Vikmoen O, Rønnestad BR, Ellefsen S, Raastad T. Heavy strength training improves running and cycling performance following prolonged submaximal work in well-trained female athletes. Physiol Rep. 2017;5(5):e13149.

3 Kaya F, Nar D, Erzeybek MS. Effect of spinning cycling training on body composition in women. JETS. 2018;6(4):154.

4 Chavarrias M, Carlos-Vivas J, Collado-Mateo D, Pérez-Gómez J. Health Benefits of Indoor Cycling: A Systematic Review. Medicina (Kaunas). 2019;55(8):452.

5 Lee CW, Cho GH. Effect of stationary cycle exercise on gait and balance of elderly women. J Phys Ther Sci. 2014;26(3):431-3.

6 Abrahin O, Rodrigues RP, Marçal AC, Alves EAC, Figueiredo RC, de Sousa EC. Swimming and cycling do not cause positive effects on bone mineral density: a systematic review. Revista Brasileira de Reumatologia (English Edition). 2016;56(4):345-351.

7 National Institute on Aging. Four Types of Exercise Can Improve Your Health and Physical Ability. 2021. Disponível em https://www.nia.nih.gov/health/four-types-exercise-can-improve-your-health-and-physical-ability Acesso em janeiro/2022.

8 Office of Dietary Supplements – National Institutes of Health. Fact Sheet for Health Professionals: Omega-3 Fatty Acids. Disponível em: https://ods.od.nih.gov/factsheets/Omega3FattyAcids-HealthProfessional/ Acesso em janeiro/2022.