O que é resistência muscular

Você sabe o que é resistência muscular? Aumentar a resistência é o sonho de muitas pessoas, seja qual for a idade, pois isso proporciona diversos benefícios.

Porém, conseguir o aumento de força e resistência gera muitas dúvidas, como, por exemplo: por onde começar?

Há diversos treinos e exercícios de resistência muscular que você pode fazer.

Continue lendo para conferir o que é resistência muscular, a importância de aumentá-la e benefícios.

Afinal, o que é resistência muscular?

A resistência muscular basicamente é a capacidade que um determinado músculo tem de sustentar uma contração ou exercício por um certo tempo. ¹

Para ilustrar, uma boa resistência muscular seria conseguir realizar um certo exercício durante um período, como sustentar seu corpo em uma prancha por alguns minutos, por exemplo. ¹

Além de saber o que é resistência muscular, você também precisa saber que ela é diferente da força muscular, para não se confundir. ¹

A força muscular está mais ligada ao tanto de força que você consegue fazer ou levantar, já a resistência é mais relacionada ao tempo

Ambas são importantes e trazem diversos benefícios à saúde, podendo ser melhoradas por meio de alguns exercícios físicos. ¹

Qual a importância da resistência muscular?

A resistência muscular é importante, pois ela faz com que você consiga contrair um músculo por mais tempo durante um exercício e fazer mais repetições.

Alguns benefícios de melhorar a resistência muscular são:

  • Conseguir se exercitar por mais tempo sem sentir fadiga; ¹
  • Aumentar a sua força; ¹
  • Ficar com músculos e ossos mais saudáveis; ¹
  • Aliviar dores corporais; ¹
  • Mais equilíbrio e flexibilidade, podendo evitar lesões e quedas. ²

O que faz a resistência muscular diminuir?

Com o tempo, perdemos parte da nossa resistência muscular, devido ao processo de envelhecimento.

Além disso, há uma forte diminuição da resistência muscular quando o indivíduo tem uma vida sedentária, sem praticar exercícios, tendo hábitos nocivos à saúde.

É possível reverter essa perda, aumentando a sua resistência. Como fazer isso, nós falaremos abaixo com algumas dicas práticas. 

Dicas de como aumentar a resistência muscular

Agora que você já sabe qual é a importância do aumento de força e resistência muscular, vamos dar algumas dicas de como fazer isso sem complicação.

Faça os exercícios certos regularmente

Pode parecer óbvio que, para aumentar a resistência, exercícios devem ser feitos, porém você precisa saber que há os exercícios certos para isso.

Afinal, é normal que os exercícios de resistência muscular sejam confundidos com os de força. Mas eles não são os mesmos! 

Além disso, para realmente trazer resultados, as atividades devem ser feitas de forma correta. Caso contrário, além de não aumentar a resistência, você pode acabar com um efeito indesejado, como lesionar um músculo.

Personal Trainer

Para você que busca aumentar a resistência muscular, considere ter um personal trainer para te ajudar nessa missão.

Afinal, ele é o profissional que entende disso e pode criar o treino ideal de acordo com o seu objetivo, suas condições e o seu perfil.

Ou seja, ele pode fazer uma avaliação e considerar fatores como idade, peso, massa muscular e diversos outros, a fim de alcançar maiores e melhores resultados.

Treino de resistência muscular acima dos 50 anos

Após os 50 anos, é normal ter uma baixa resistência muscular, pois com o tempo nosso corpo vai perdendo força e resistência. ³

E isso se agrava no caso da pessoa não ter hábitos saudáveis e ter levado uma vida sedentária. ³

Porém, é possível melhorar isso, como vimos, por meio de determinados exercícios e treinos para aumentar a resistência, como os exemplos abaixo:

  • treino funcional; ³
  • pilates; ³
  • musculação tradicional; ³
  • ginástica localizada; ³
  • hidroginástica. ³

Entretanto, cuidado com a intensidade, que deve ser baixa e aos poucos, para seu corpo se acostumar primeiro.

1 Kojima Y, Fukusaki C, Ishii N. Effects of hyperoxia on dynamic muscular endurance are associated with individual whole-body endurance capacity. Murias JM, ed. PLoS ONE. 2020;15(4):e0231643.

2 de la Motte SJ, Gribbin TC, Lisman P, Murphy K, Deuster PA. Systematic Review of the Association Between Physical Fitness and Musculoskeletal Injury Risk: Part 2-Muscular Endurance and Muscular Strength. J Strength Cond Res. 2017;31(11):3218-3234.

3 U.S. Department of Health and Human Services.Physical Activity Guidelines for Americans. Disponível em: https://health.gov/sites/default/files/2019-09/Physical_Activity_Guidelines_2nd_edition.pdf. Acesso em janeiro/2022.