Depois dos 50 anos

O passar dos anos é algo que assusta muita gente, principalmente ao chegar nas casas depois dos 50 anos.

Esse receio, no entanto, pode desaparecer com uma pequena mudança de perspectiva. Já pensou em não se lamentar por envelhecer, mas aproveitar a oportunidade de desfrutar de uma vida longe e de qualidade?

É verdade que a vida muda em muitos aspectos depois dos 50 anos, mas como você encara essas mudanças é o que dita o jogo. Afinal, você já experimentou refletir sobre tudo que aprendeu com cada experiência?

Certamente, ao fazer esse exercício, você verá que, depois de tudo o que viveu, como ser feliz aos 50 anos pode ser muito simples.

E se você chegou até a meia idade e agora está pensando em tudo o que muda aos 50 anos de idade, continue a leitura para descobrir não apenas as transformações, mas tudo o que você pode fazer para aproveitar ainda mais essa fase.

O que muda aos 50 anos de idade?

Não é nenhum segredo que, ao passo em que envelhecemos, muitas coisas mudam interna e externamente.

Essas transformações causam em muitas pessoas o que conhecemos como FOGO (Fear Of Getting Old), medo de envelhecer, em tradução livre para o português. ¹

Isso acontece porque o envelhecimento, por mais que natural, ainda é frequentemente associado à deterioração da saúde física e mental, fazendo com que a pessoa imagine que perderá até mesmo sua autonomia. ²

Por mais que em alguns casos esse cenário, de fato, se concretize, cada vez mais estamos acompanhando pessoas chegando à meia idade com saúde e ativas, realizando suas atividades com autonomia.

E o segredo para isso são as escolhas e hábitos alimentares e comportamentais adotados durante toda a vida, desde a juventude. ³

Afinal, segundo um estudo publicado pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI), é a rotina que estabelecemos nas primeiras fases da vida que irá determinar a nossa qualidade de vida durante a velhice. ³

Por isso, mesmo com as transformações que acontecem depois dos 50 anos, como as mudanças físicas, fisiológicas e funcionais, desde que você mantenha os cuidados com a saúde e evite comportamentos prejudiciais, dá para aproveitar e ser muito feliz aos 50 anos.

O que fazer depois dos 50 anos?

Uma das melhores formas de como ser feliz aos 50 anos é aproveitando esse momento para fazer tudo o que você gosta ou nunca fez, mas tem vontade de experimentar.

Abaixo, veja algumas sugestões que separamos para você e veja como há muito o que fazer depois dos 50 anos.

Viajar mais

Se você sempre foi um viajante assíduo, certamente continuará sendo mesmo com o avanço da idade. Agora, se você nunca priorizou ou teve oportunidade de conhecer outros lugares, essa fase pode ser a oportunidade perfeita para começar.

Segundo um estudo, após uma viagem de três dias já é possível perceber melhora na qualidade do sono, na redução do estresse e na melhora do humor. E o melhor: esses efeitos tendem a permanecer por cerca de cinco semanas após o final da viagem. 4

Além de ser benéfico para o seu estado mental e emocional, viajar com mais frequência também pode impactar sua saúde física. Não acredita?

Segundo um estudo, homens que tiram férias anuais têm 32% menos probabilidade de morrer de doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no mundo.5,6

Por isso, sempre que for possível, não hesite em arrumar as malas e cair no mundo, principalmente depois dos 50 anos.

Descobrir novos hobbies

Para algumas pessoas, algo que muda após os 50 anos são as ocupações: muitos acabam por deixar o trabalho remunerado e passam a ter mais tempo livre. Esse é o seu caso?

Se sim, talvez seja hora de descobrir novos hobbies e experimentar coisas novas. Quando o tempo livre aparece, muitas vezes o sentimento de solidão pode chegar junto.

Ocupar a mente e o corpo nessas horas pode ser indispensável para afastar o tédio, a ansiedade ou a depressão, por exemplo.

Isso porque, segundo estudos, ter hobbies durante a vida não apenas impacta na longevidade, mas também na qualidade de vida entre adultos mais velhos. 7

Essa influência tão positiva pode ser explicada porque além dos fatores comportamentais, aspectos psicológicos também impactam no tempo e qualidade de vida depois dos 50 anos. 7

Assim, fatores como baixa sensação de bem-estar, solidão, insatisfação, etc, aumentam o risco de mortalidade. Nesse cenário, para um envelhecimento bem-sucedido, incluir hobbies e atividades prazerosas no dia a dia pode ser benéfico. 7

Praticar atividades físicas

A atividade física é um dos pilares mais indispensáveis para a saúde do ser humano, independentemente da etapa de vida em que você se encontra. No entanto, quando falamos em envelhecimento saudável, o destaque é ainda maior. 7

Isso porque o impacto dos exercícios na meia idade influencia a saúde física, mental e emocional. 7

Além de fortalecer o corpo (que naturalmente passa por um processo de desgaste), as atividades físicas aumentam o bem-estar e ainda contribui para a prevenção de diversas doenças e condições médicas. 7

Com tantos benefícios, não há como duvidar que os exercícios também são uma forma de como ser feliz aos 50 anos, não é? Por isso, procure por uma atividade que você se interesse e inclua em sua rotina.

Não esqueça da saúde depois dos 50 anos!

Com tanta coisa interessante para fazer, como ser feliz aos 50 anos pode ser mais fácil do que você imagina. A longevidade é um presente, e já que você chegou até a meia idade, é hora de aproveitá-la.

No entanto, não esqueça de que para curtir bastante você precisa estar com a saúde em dia. Por isso, inclua também em sua lista de tarefas as consultas médicas de rotina.

Em alguns casos, pode ser interessante investir em suplementos alimentares que irão contribuir para um envelhecimento saudável. Procure um profissional da saúde para saber qual a melhor vitamina depois dos 50 anos para você.

Awang H, Mansor N, Nai Peng T, Nik Osman NA. Understanding ageing: fear of chronic diseases later in life. J Int Med Res. 2018;46(1):175-184.

Kohyama J. Good daily habits during the early stages of life determine success throughout life. Sleep Sci. 2016;9(3):153-157.

Blank C, Gatterer K, Leichtfried V, et al. Short vacation improves stress-level and well-being in german-speaking middle-managers—a randomized controlled trial. IJERPH. 2018;15(1):130.

Brooks B, Karen A. Are Vacations Good for Your Health? The 9-Year Mortality Experience After the Multiple Risk Factor Intervention Trial. Psychosomatic Medicine.2000;62:608-12. Disponível em http://people.umass.edu/econ340/vacations_health.pdf. Acesso em: dezembro/2021.

Organização Mundial da Saúde. Doenças cardiovasculares. Disponível em https://www.paho.org/pt/topicos/doencas-cardiovasculares. Acesso em: dezembro/2021.

Tomioka K, Kurumatani N, Hosoi H. Relationship of Having Hobbies and a Purpose in Life With Mortality, Activities of Daily Living, and Instrumental Activities of Daily Living Among Community-Dwelling Elderly Adults. J Epidemiol. 2016;26(7):361-70.

National Institute on Aging. Real-Life Benefits of Exercise and Phsical Activity. U.S. Department of Health & Human Services. Disponível em https://www.nia.nih.gov/health/real-life-benefits-exercise-and-physical-activity. Acesso em: dezembro/2021.