8 dicas de como melhorar a libido e ter mais vitalidade


Como aumentar a libido? Essa é uma dúvida que pode surgir em decorrência de uma rotina muito agitada ou conforme se envelhece, especialmente na menopausa.

Contudo, existem formas práticas de evitar e contornar possíveis problemas ligados à sexualidade. Pensando nisso, fizemos uma lista com 9 dicas para você aumentar o desejo sexual de homens e mulheres:

  • Consulte o médico regularmente
  • Tenha uma dieta saudável e balanceada
  • Experimente alguns alimentos específicos
  • Mantenha uma rotina de exercícios físicas
  • Controle o estresse e ansiedade
  • Durma bem
  • Mantenha um bom relacionamento com o(a) parceiro(a)
  • Descubra o que te excita

Boa leitura!

O que é a libido?

A libido é apenas uma outra forma de nomear o desejo sexual de uma pessoa ¹. É um fator que está vinculado a aspectos psicológicos e físicos ¹. Ela engloba fantasias, pensamentos, toques e muitos outros estímulos que estimulam o apetite sexual, que fazem parte de uma interação complexa entre corpo e mente ¹⁶.

Há uma série de circunstâncias capazes de trazer consequências negativas a ela. Porém, também existem diversos hábitos que podem ajudar a aumentar a libido, sendo que todos são naturais e, de certa forma, até simples de colocar em prática.

9 dicas de como aumentar a libido

1. Consulte o médico regularmente

Consultar o médico e fazer exames com frequência com certeza é uma das recomendações mais importantes para melhorar a libido.

Tornar isto um hábito ajuda a esclarecer sobre todas as condições do seu corpo. É uma ótima maneira de ficar atento principalmente aos hormônios ¹, que são fatores que influenciam diretamente o desejo sexual.

Seguindo esse conselho você é capaz de saber o que precisa melhorar para ter uma boa saúde, assim como também tem conhecimento se há alguma condição que afete o seu desejo sexual.

2. Tenha uma dieta rica em nutrientes

Todo mundo sabe que manter uma alimentação saudável e rica em nutrientes pode trazer diversos benefícios, não é mesmo?

Mas, se você procura aumentar a libido, essa mudança é ainda mais significativa e importante.

Isso porque, ingerir todos os nutrientes necessários proporciona um bom funcionamento do metabolismo e do sistema circulatório, que afetam diretamente o desejo sexual ².

Ou seja, uma dieta saudável e variada é capaz de manter uma boa saúde destas funções do organismo e, por consequência, equilibrar a libido ².

3. Experimente alguns alimentos específicos

Além de manter uma boa alimentação, focar em algumas comidas específicas também pode ser uma forma de aumentar a libido. Confira alguns alimentos com essas propriedades:

  • Chocolate: aqui nos referimos a um chocolate com maior quantidade de cacau, porque ele é o responsável pelos benefícios. O cacau é capaz de estimular a produção de dopamina e serotonina, que são neurotransmissores que melhoram o apetite sexual ³;
  • Pimenta: a capsaicina, substância que causa a ardência, auxilia o fluxo sanguíneo, fator que influencia no desejo sexual ⁴;
  • Abacate: possui vitamina E ⁵ e B6 ⁶, potássio ⁷ e gorduras monoinsaturadas, que são nutrientes que ajudam na saúde do sistema circulatório;
  • Ovo: há como aumentar a libido masculina com o ovo, um alimento rico em vitaminas do complexo B que ajudam o equilíbrio dos hormônios e a produção de esperma ⁸.

4. Mantenha uma rotina de atividades físicas

Ter uma rotina bem-estabelecida de exercícios pode oferecer diversos benefícios à saúde, incluindo a melhora da libido.

Exercitar-se estimula a liberação de vários hormônios que impactam a saúde psicológica e fisiológica, além de proporcionar vigor ao sistema cardiovascular ⁹.

Além disso, a realização de atividades físicas ajuda a controlar o peso, que é um fator importante para o desejo sexual de homens e mulheres ¹⁰.

Segundo um estudo da Universidade de Oxford, o sobrepeso e a obesidade têm relação com a redução da fertilidade do homem ¹¹. Isso acontece porque o excesso de peso pode abaixar os níveis de alguns hormônios, como a testosterona.

Leia também: Esporte e saúde: conheça os 5 melhores esportes para praticar depois dos 50

5. Controle o estresse e a ansiedade

O estresse é uma condição que faz parte da vida de muitas pessoas e causa diversos danos ao corpo e à mente. E um deles pode ser a redução do desejo sexual.

Em uma pesquisa feita pela BBC em 2018, o estresse foi avaliado como o maior causador de problemas sexuais: 45% dos entrevistados acreditam que o estresse excessivo é a principal causa da falta de apetite sexual ¹².

Crédito BBC

Portanto, procurar formas de aliviar o estresse e a ansiedade pode ser uma boa maneira de aumentar a libido.

Essa não é uma tarefa fácil, mas pode ser alcançada por meio exercícios físicos, terapia ou algumas técnicas de mindfulness, como meditação e yoga.

Experimente os vários métodos existentes e avalie qual oferece mais impacto à saúde mental. Dessa forma, você pode ter um ganho na vida sexual.

6. Durma bem

Um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine (Periódico de Medicina Sexual), em 2015, afirma que boas noites de sono podem ajudar a melhorar libido feminina ¹³.

Diante dessas informações, fica clara a importância de dormir bem para a melhora da libido, não é mesmo? Portanto, procure formas sobre dormir melhor e elevar a qualidade do seu sono.

Saiba mais: 9 dicas para dormir melhor e ter mais qualidade de vida

7. Mantenha um bom relacionamento com o(a) parceiro(a)

É provável que a libido fique baixa se as coisas não estão indo bem no seu relacionamento.

Aqui, a solução é diferente das outras: trabalhar a comunicação com o(a) seu parceiro(a). Dessa forma, é possível entender o que está acontecendo e resolver todos os problemas.

Um relacionamento saudável entre ambas as partes pode ajudar a melhora da libido.

8. Descubra o que excita você

Entender o que excita você auxilia a ter uma vida sexual saudável. Afinal, o desejo sexual não é algo que acontece sempre espontaneamente e estará ali esperando.

Na verdade, em alguns casos é um fator que precisa de estímulos. Por isso, recomendamos experimentar e descobrir aquilo que faz bem ao seu corpo e à sua mente.

E isso vale para o seu parceiro ou sua parceira também. Procure entender o que ele(a) gosta para ter uma relação saudável e recíproca.

Como aumentar a libido masculina?

Para aumentar a libido masculina é preciso investir na prática regular de atividade física, boa alimentação e no equilíbrio da saúde mental. Porém, no caso de homens, é possível também verificar junto a um médico de confiança se há alguma desregulação do hormônio testosterona ¹⁷.

O hipogonadismo, que é a baixa concentração de testosterona no sangue, é diagnosticado por meio de exames e pode ser tratado por reposição hormonal. Esse tratamento ajuda a recuperar totalmente o desejo sexual a curto prazo, promovendo maior vitalidade ao homem ¹⁷.

Além disso, a falta de libido no homem pode ser aumentada com reposição de neurotransmissores para promover o correto equilíbrio da função cerebral, que influencia diretamente o desejo sexual ¹⁷.

Como aumentar libido feminina?

Há como aumentar a libido de mulheres por meio da prática constante de exercícios físicos ¹⁸, boas noites de sono, cuidados com a saúde mental e descobrir os estímulos mais eficientes ¹⁹. Porém, o desejo sexual feminino pode ser aumentado ainda com consumo de certos alimentos, como maca peruana ¹⁹, e reposição hormonal de estrogênio ²⁰.

Como melhorar a libido na menopausa?

Existem algumas formas de como melhorar a libido na menopausa. Além de investir em hábitos saudáveis para o corpo e a mente, é fundamental consultar um médico e iniciar um tratamento com reposição hormonal de estrogênio. Durante essa fase, há redução da produção desse hormônio, que afeta diretamente o desejo sexual ²⁰.

FAQ

O que é bom para aumentar a vontade de ter relações?

Várias mudanças nos hábitos diários podem ajudar a aumentar a vontade de ter relações. As principais são consultar um médico regularmente, comer bem e de modo equilibrado, consumir alimentos considerados afrodisíacos, controlar o estresse e a ansiedade, dormir bem, manter um bom relacionamento a dois e descobrir os melhores estímulos sexuais.

O que fazer para voltar a ter prazer?

Para voltar a ter prazer pode-se realizar alguns exames para identificar se há baixa concentração de algum hormônio no sangue, como testosterona e estrogênio. Além disso, é possível repor neurotransmissores que melhoram as funções cerebrais e, consequentemente, o apetite sexual. Simultaneamente, adote hábitos saudáveis diários.

Gostou das dicas de como aumentar a libido? Então, continue aprendendo mais com outros artigos no nosso blog:

Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.

1. Maturitas. Libido: the biologic scenario. Disponível em: &lhttps://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378512299000729&gt. Acesso em: dezembro/2020.

2. Google Books. Healthy Sex Drive, Healthy You: What Your Libido Reveals about Your Life. Disponível em: &lhttps://books.google.com.br/books?id=_QtrDwAAQBAJ&&gt. Acesso em: dezembro/2020.

3. The Journal of Sexual Medicine. Chocolate andwomenssexual health: An intriguing correlation. Disponível em: &lhttps://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16681473/&gt. Acesso em: dezembro/2020.

4. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. Biological Activities of Red Pepper (Capsicum annuum) and Its Pungent Principle Capsaicin: A Review. Disponível em: &lhttps://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25675368/&gt. Acesso em: dezembro/2020.

5. IUBMB Life. Vitamin E: Regulatory role in the cardiovascular system. Disponível em: &lhttps://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30779288/&gt. Acesso em: dezembro/2020.

6. Subcellular Biochemistry. Vitamin B6 and cardiovascular disease. Disponível em: &lhttps://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22116704/&gt. Acesso em: dezembro/2020.

7. Mayo Clinic Proceedings. Role of dietary salt and potassium intake in cardiovascular health and disease: a review of the evidence. Disponível em: &lhttps://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24001491/&gt. Acesso em: dezembro/2020.

8.Nutrients.B Vitamins and the Brain: Mechanisms, Dose and Efficacy: A Review. Disponível em: &lhttps://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4772032/&gt. Acesso em: dezembro/2020.

9. National Institute on Aging. Real-Life Benefits of Exercise and Physical Activity. Disponível em: &lhttps://www.nia.nih.gov/health/real-life-benefits-exercise-and-physical-activity&gt. Acesso em: dezembro/2020.

10. MedlinePlus. Health Topics: Benefits of Exercise. Disponível em: &lhttps://medlineplus.gov/benefitsofexercise.html&gt. Acesso em: dezembro/2020.

11. Clinical Endocrinology. How does obesity affect fertility in men - and what are the treatment options? Disponível em: &lhttps://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25138694/&gt. Acesso em: dezembro/2020.

12. BBC. Stress damages manypeople&rsquossex life - survey. Disponível em: &lhttps://www.bbc.com/news/health-46199678&gt. Acesso em: dezembro/2020.

13. The Journal of Sexual Medicine. The impact of sleep on female sexual response and behavior: a pilot study. Disponível em: &lhttps://deepblue.lib.umich.edu/bitstream/handle/2027.42/111751/jsm12858.pdf?&gt. Acesso em: dezembro/2020.

14. Andrologia. Effect of Lepidium meyenii (MACA) on sexual desire and its absent relationship with serum testosterone levels in adult healthy men. Disponível em: &lhttps://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12472620/&gt. Acesso em: dezembro/2020.

15. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine. Ethnobiology and Ethnopharmacology of Lepidium meyenii (Maca), a Plant from the Peruvian Highlands. Disponível em: &lhttps://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3184420/&gt. Acesso em: dezembro/2020.

16. Hirsch, I. H. Manual MSD. Considerações gerais sobre a disfunção sexual em homens. Disponível em https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-masculina/disfun%C3%A7%C3%A3o-sexual-em-homens/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-a-disfun%C3%A7%C3%A3o-sexual-em-homens. Acesso em março/2023.

17. Túlio, Dr. Marco. Libido masculina: como aumentar o desejo? Disponível em https://drmarcotuliourologista.com.br/libido-masculina/. Acesso em março/2023.

18. Jiannine, L. M. (2018). An investigation of the relationship between physical fitness, self-concept, and sexual functioning. Journal of education and health promotion, 7.

19. Borges, Dra.Aline. Como aumentar a libido. Disponível em https://draalineborges.com.br/como-aumentar-a-libido/. Acesso em março/2023.

20. Costa, Dra. Vanessa Aoki Santarosa. Baixa libido na mulher. Disponível em https://www.dravanessasantarosa.com/post/baixa-libido-na-mulher. Acesso em março/2023.