Como manter a vitalidade aos 50 anos: 7 dicas para se cuidar

Existem algumas dicas de como se manter a vitalidade aos 50 anos que podem te ajudar a garantir uma boa saúde física, mental e emocional nesta idade. Elas estão relacionadas principalmente com a adoção de hábitos saudáveis no seu dia a dia, como uma alimentação equilibrada e a realização de exercícios.

Mas como muitas pessoas não possuem esses costumes saudáveis, elaboramos este conteúdo para mostrar quais são os benefícios de incluí-los no cotidiano.

  • Mantenha-se ativo
  • Faça refeições saudáveis
  • Durma bem
  • Exercite a mente
  • Tenha pessoas especiais ao seu lado
  • Trabalhe o autoconhecimento
  • Evite consumir álcool ou fumar

Boa leitura!

7 dicas de como manter a vitalidade aos 50 anos

1. Mantenha-se ativo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda separar duas horas e meia da sua semana para realizar exercícios físicos¹.

Isso equivale a trinta minutos de exercícios por cinco dias¹. Uma quantidade realizável e equilibrada, não é mesmo?

Mais especificamente, indica-se que este tempo seja destinado aos exercícios aeróbicos (corrida, natação, ciclismo, etc.) em intensidade moderada¹.

Mas para que os benefícios das atividades físicas sejam mais completos, o recomendado é não se limitar aos exercícios aeróbicos e mesclá-lo com outros tipos².

Isso porque há outras categorias de exercícios que proporcionam benefícios distintos²:

  • exercícios de força: ajudam a fortalecer os ossos e os músculos²
  • alongamento: auxilia a manter a flexibilidade e a mobilidade²
  • exercícios de equilíbrio: diminuem o risco de quedas².

Em conjunto, esses exercícios proporcionam uma ampla variedade de vantagens à saúde como prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fraturas ósseas e outras condições¹. Isso é uma grande ajuda para cuidar do corpo aos 50 anos¹.

2. Faça refeições equilibradas

O que significa manter uma dieta equilibrada? A alimentação é equilibrada quando as refeições incluem alimentos diversificados e, prioritariamente, saudáveis³. Assim, é possível suprir todas as necessidades nutricionais do organismo e controlar o peso³.

Essa indicação é muito importante para se manter a vitalidade aos 50 anos, porque evita a obesidade, que aumenta o risco de desenvolvimento de diversas condições médicas³.

Além disso, refeições equilibradas também fornecem uma quantidade adequada de vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para o funcionamento saudável do organismo³.

Então, com uma dieta equilibrada, você pode ter benefícios como a melhora do humor e das funções cognitivas (concentração, memória, etc.). Além disso, ela pode ajudar a prevenir o colesterol alto, a diabetes, entre outros problemas.

3. Durma bem

Dormir bem é fundamental para manter a saúde física, mental e emocional⁴. Ou seja, se você quer ter mais bem-estar, foque em ter um sono de qualidade⁴, tá bom?

O sono atua como uma forma de renovação para o corpo todo, porque descansa o organismo e a mente com intuito de renovar as energias para o funcionamento diário⁴.

Sendo assim, boas noites de sono podem contribuir com os seguintes benefícios para a saúde:

  • melhora na memória e na concentração⁵
  • diminuição dos riscos de diversas condições, como o derrame⁶
  • diminuição da propensão de ficar obeso⁶.

4. Exercite a mente

As funções cognitivas, como a memória e a concentração, sofrem um desgaste considerável conforme se envelhece⁷. Contudo, algumas atividades podem ajudar a reduzir o impacto desse declínio.

O xadrez, o jogo da memória e outras atividades semelhantes são algumas das formas de estimular as funções cognitivas, o que ajuda a exercitá-las e mantê-las saudáveis⁸.

Uma pesquisa publicada no periódico científico Journal of the American Geriatrics Society mostrou que &ldquotreinar&rdquo as habilidades cognitivas diariamente pode melhorá-las⁸.

O estudo acompanhou as pessoas por dez anos e todas que &ldquotreinaram&rdquo diariamente tiveram melhorias significativas durante os anos⁸.

Sendo assim, encontrar alguma atividade que estimule as funções cognitivas que você goste &mdash e praticá-la todo dia &mdash é uma boa dica de como manter a mente jovem aos 50 anos⁸.

5. Tenha pessoas especiais ao seu lado

Uma dica fundamental de como se manter jovem aos 50 anos é permanecer socialmente ativo, mantendo-se próximo às pessoas que você ama⁹.

Ter um contato frequente com familiares e amigos, buscando realizar atividades em conjunto (por exemplo, viagens), pode ser essencial para a sua saúde mental.

Esse contato social é muito importante para que você se sinta bem⁹. Sendo assim, ele pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade, assim como previne os sintomas da depressão⁹.

A solidão e o isolamento podem ser prejudiciais em qualquer momento da vida. Portanto, procure se divertir com seus amigos e familiares.

6. Trabalhe o autoconhecimento

Trabalhar o autoconhecimento significa, basicamente, refletir sobre si mesmo e avaliar qual é a sua percepção sobre o envelhecimento.

Essa é uma dica muito importante de como se manter jovem aos 50 anos, porque, segundo um estudo publicado na revista científica The Journals of Gerontology, uma autopercepção negativa do seu envelhecimento pode trazer problemas¹⁰.

Você pode ter sintomas de depressão devido a uma baixa autoestima originada pela percepção negativa da sua idade¹⁰.

Por isso, é essencial que você tenha momentos de reflexão para entender que esse é um processo natural da vida e há formas de se manter ativo após os 50 anos¹⁰.

O período da vida no qual você está não muda o fato de poder manter o bem-estar e fazer coisas que gosta ou tem vontade.

7. Evite consumir álcool ou fumar

O consumo frequente de álcool¹¹ e de cigarro¹² são fatores que estimulam a produção de radicais livres, que são moléculas instáveis capazes de causar danos nas células.

Por causa disso, essas ações podem levar ao desenvolvimento de uma condição chamada estresse oxidativo, que é caracterizada pelo excesso de radicais livres no organismo¹¹.

Isso é um grande problema, pois ela pode desencadear doenças crônicas, problemas cardiovasculares e até mesmo promover o aparecimento de sinais de envelhecimento na pele¹¹.

Além disso, o consumo de álcool pode trazer problemas para dormir bem e a nicotina do cigarro pode aumentar o risco de câncer, diabetes e outras condições.

Por isso, ficar longe de bebidas alcoólicas e do cigarro é uma boa dica de como cuidar do corpo aos 50 anos ou em qualquer outra idade.

Como os suplementos podem ajudar a manter a vitalidade aos 50 anos?

Como mostramos em nossas dicas, uma alimentação adequada está diretamente relacionada com a saúde por causa da ingestão de nutrientes.

Então, se você possui alguma deficiência nutricional, os suplementos alimentares podem ser de grande ajuda. Mas, antes, é preciso consultar um nutricionista para ele avaliar se você tem alguma deficiência e qual é a melhor solução.

Se, porventura, você precisar de suplementação, nós recomendamos a Vitasay50+ criada com o objetivo de trazer vitalidade aos brasileiros que chegaram nos 50 anos e querem que esta fase seja ativa e repleta de saúde.

Gostou das dicas de como se manter jovem, ativo e com muita vitalidade aos 50 anos? Veja outros conteúdos nossos para conhecer mais recomendações de como manter uma boa saúde e qualidade de vida.

Referências consultadas

1. World Health Organization - WHO. Physical activity and older adults.

2. National Institute on Aging. Four Types of Exercise Can Improve Your Health and Physical Ability. U.S. Department of Health & Human Services.

3. Cena H, Calder PC. Defining a Healthy Diet: Evidence for The Role of Contemporary Dietary Patterns in Health and Disease. Nutrients. 202012(2):334.

4. Division of Sleep Medicine at Harvard Medical School. Benefits of Sleep.

5. Ellenbogen JM. Cognitive benefits of sleep and their loss due to sleep deprivation. Neurology. 200564(7):E25-E27.

6. National Heart, Lung and Blood Institute. Health Topics: Sleep Deprivation and Deficiency. U.S. Department of Health & Human Services.

7. Harada CN, Natelson Love MC, Triebel KL. Normal cognitive aging. Clin Geriatr Med. 201329(4):737-752.

8. Rebok GW, Ball K, Guey LT, et al. Ten-year effects of the advanced cognitive training for independent and vital elderly cognitive training trial on cognition and everyday functioning in older adults. J Am Geriatr Soc. 201462(1):16-24.

9. Fingerman KL, Huo M, Charles ST, Umberson DJ. Variety Is the Spice of Late Life: Social Integration and Daily Activity. J Gerontol B Psychol Sci Soc Sci. 202075(2):377-388.

10. Moser C, Spagnoli J, Santos-Eggimann B. Self-perception of aging and vulnerability to adverse outcomes at the age of 65-70 years. J Gerontol B Psychol Sci Soc Sci. 201166(6):675-680.

11. Wu D, Cederbaum AI. Alcohol, oxidative stress, and free radical damage. Alcohol Res Health. 200327(4):277-284.

12. Pham-Huy LA, He H, Pham-Huy C. Free radicals, antioxidants in disease and health. Int J Biomed Sci. 20084(2):89-96.

13. National Institute on Aging. What do we know about healthy aging? U.S. National Institutes of Health. 2018.

Vitasay50+. Como perder peso aos 50 anos: 6 dicas simples para emagrecer. 2021.

Vitasay50+. 9 dicas para dormir melhor e ter mais qualidade de vida. 2021.

Astrocentro. Pratique o autoconhecimento no seu cotidiano e conheça mais sobre si mesmo e suas emoções. 2014.

Vitasay50+. Como melhorar a concentração e o foco? Conheça 9 dicas úteis. 2021.