Como recomeçar aos 50 anos e viver com saúde e bem-estar

Sabia que ter a mente livre é o primeiro passo de como recomeçar aos 50 anos? Claro! Ter controle psicológico te dá mais liberdade para agir e tranquilidade para tomar decisões.

Mas conta pra gente… Você se acha muito velho para tudo isso? Para tentar coisas novas, mudar de vida, iniciar o novo capítulo de um projeto?

Bom, para te dar uma ideia, a palavra “velho” pode sair de moda muito em breve. Se em 2010 apenas 7,3% dos brasileiros eram idosos, a projeção é de que, em 2100, esse número chegue a 40,3% da população.1

Bastante gente vai chegar nessa idade com ainda muito a produzir – e você precisa ser um deles! O intuito desta matéria é justamente te ajudar com dicas de como recomeçar a vida aos 50 anos.

Tem interesse em saber mais? Continue com a gente e boa leitura!

Como recomeçar aos 50 anos? 12 dicas práticas

1. Liberte-se de amarras do passado

Qual a primeira atitude a tomar para começar do zero depois dos 50 anos?

Talvez até aqui você tenha se prendido a muitos padrões normais da vida adulta: profissão, família, investimentos, futuro… Mas que tal continuar cuidando desses fatores, mas de uma forma mais leve?

Hoje, provavelmente seus filhos já são mais velhos. Você já atingiu um bom cargo no trabalho e segurança financeira – mas, caso não, também não é tarde para começar seu próprio negócio!

O segredo é mudar o mindset, ou o padrão mental. Ao se permitir pensar de uma forma, digamos, mais “jovem”, é possível chegar até onde nunca se imaginou.

2. Planeje novos caminhos

Já pensou em seguir uma nova carreira? Ou morar em outro país? Ou, quem sabe, viver em alto-mar, em um barco com o sobrenome da sua família estampado no casco?

Planejar o seu futuro (mesmo que ele seja inusitado) ajuda a manter seu cérebro sempre em funcionamento.

Certo, essa atitude não é tão fácil. Para onde ir? O que fazer? O que começar após os 50 anos? Autoconhecimento é a chave, e a próxima dica pode auxiliar!

3. Experimente terapia e técnicas alternativas

Falar… Essa palavra assusta muita gente. Tudo bem que todos nos comunicamos, mas quando temos que falar sobre nós mesmos, muitas barreiras devem surgir.

Está na hora de mudar esse pensamento! Afinal, falar é libertador e pode ser incrível para recomeçar a vida aos 50 anos. A psicoterapia, por exemplo, te ajuda a se conhecer melhor e a se sentir mais feliz e produtivo.2

Outra terapia alternativa (e muito eficaz) é a acupuntura. A prática chinesa com agulhas contribui para melhorar a ansiedade, os ataques de pânico e os sintomas do estresse – deixando sua mente livre para pensar em outras coisas.3

4. Medite e conecte-se consigo mesmo

Bom, o autoconhecimento é um exercício constante. E saiba que a meditação pode ser um jeito muito interessante de descobrir o que te traz motivação.

Isso porque essa prática trabalha o cérebro e a cognição – especialmente a atenção e a memória – e permite que você compreenda (e aceite melhor) o seu eu interior.4

Que tal separar uns 20 minutinhos diários, em um local silencioso e reservado, e tentar meditar? Um pouquinho por dia pode abrir sua mente ao novo e ainda prevenir o declínio natural da idade.4

5. Cultive seus relacionamentos

Lembre-se sempre: ao recomeçar aos 50 anos, você não está sozinho! Cercar-se de pessoas de quem gosta pode representar uma ajuda imensa nos momentos difíceis.

No mais, as relações sociais, segundo especialistas, trazem impactos muito positivos para a saúde – já que colaboram para o funcionamento cognitivo em pessoas acima de 50 anos.5

6. Viaje e viva novas experiências

Conhecer culturas, comidas, pessoas, costumes, idiomas… tudo isso pode ser muito importante para recomeçar aos 50 anos.

Afinal, conviver com situações completamente diferentes dos habituais – até passar por alguns perrengues, por que não? – faz você sair da zona de conforto e aproveitar melhor a vida.

7. Leia um pouco por dia

Sabia que a leitura pode reduzir o risco de mortalidade em 20%? Os livros nos conferem um tipo de vantagem de sobrevivência – e ainda trabalham o vocabulário, a concentração e a construção do pensamento crítico.6

Sem contar que a leitura nos leva a outros mundos – o que contribui bastante para ter novas ideias para recomeçar.

8. Faça cursos

O que começar após os 50 anos? Por mais que você ainda não saiba, os cursos são uma boa opção. Afinal, eles podem abrir portas para um novo emprego ou mesmo para a descoberta de um hobby.

Hoje, com o avanço do EAD, há muitas opções de capacitação online, que você consegue fazer sem sair de casa.

Quer se especializar na sua área profissional? Um curso de atualização pode ser muito bom! Gosta de vinhos e quer aprender sobre produção artesanal? Nunca é tarde para começar!

9. Engaje-se em trabalhos voluntários

E se a gente te contasse que os benefícios do trabalho voluntário são comprovados cientificamente? Sim!

Estudos mostram que o simples conceito do voluntariado pode te proteger contra os declínios cognitivos.7 Que tal procurar um projeto social na sua cidade (ou mesmo na internet) e começar a participar?

Além de fazer um bem ao outro, você consegue transformar o seu próprio mundo!

10. Exercite-se

Não é segredo que manter o corpo em atividade colabora para a saúde física – ajudando a ganhar condicionamento físico, a regular a pressão arterial e a minimizar as chances de doenças cardiovasculares.8

Mas saiba que os exercícios também têm possibilidade de reduzir os riscos de demência e outros problemas de saúde mental decorrentes da idade.9

E não tem problema começar do zero depois dos 50 anos, o que importa é encontrar uma atividade física que te faça bem! As opções são muitas:

  • yoga;
  • Pilates;
  • artes marciais (muay thai, jiu-jitsu, judô etc.);
  • Tai Chi;
  • atividades aeróbicas;
  • musculação;
  • hidroginástica.

11. Alimente-se bem

A dieta é outro fator essencial na vida saudável – e uma alimentação rica em vitaminas (como as do complexo B) pode ajudar no desenvolvimento do sistema nervoso, na estabilidade da energia e na regulação do humor.10

Não dá para negar que esses são os pilares do recomeço aos 50 anos, né? Vale a pena uma consulta com seu nutricionista!

12. Viva com bom humor

Já que falamos em humor...

Se você procura mais objetividade na hora de lidar com problemas – o que é comum em momentos de recomeço –, saiba que encarar a vida com bom humor pode ser determinante para o seu sucesso.

Afinal, ele aumenta a autoestima e diminui uma série de sensações ruins – como o medo e a angústia.11

Quer uma dica? Procure rir mais! A risada é simples, mas pode trazer melhorias físicas, psicológicas e sociais.12

Que tal contar com um apoio para recomeçar aos 50 anos?

Para fechar nossas dicas de hoje, temos uma sugestão muito interessante para essa nova fase da sua vida: um suplemento alimentar que contribui para o bom humor.

Consulte seu médico e avalie a suplementação!

Gostou dessas dicas sobre como recomeçar aos 50 anos? Então você pode se interessar por outras matérias que já publicamos aqui no blog.

1. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Projeções indicam aceleração do envelhecimento dos brasileiros até 2100. 2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=38577&catid=10&Itemid=9#:~:text=A%20propor%C3%A7%C3%A3o%20de%20idosos%2C%20que,%2C7%25%20para%209%25. Acesso em: Novembro, 2021.

2. American Psychological Association (APA). Understanding psychotherapy and how it works. 2020. Disponível em: https://www.apa.org/topics/psychotherapy/understanding. Acesso em: Novembro, 2021.

3. Watson K. Healthline. Can Acupuncture Help with Anxiety? 2018. Disponível em: https://www.healthline.com/health/acupuncture-for-anxiety. Acesso em: Novembro, 2021.

4. Chételat G, Lutz A, Arenaza-Urquijo E, Collette F, Klimecki O, Marchant N. Why could meditation practice help promote mental health and well-being in aging? Alzheimers Res Ther. 2018 Jun 22;10(1):57.

5. Kelly ME, Duff H, Kelly S, McHugh Power JE, Brennan S, Lawlor BA, Loughrey DG. The impact of social activities, social networks, social support and social relationships on the cognitive functioning of healthy older adults: a systematic review. Syst Rev. 2017 Dec 19;6(1):259.

6. Bavishi A, Slade MD, Levy BR. A Chapter a Day – Association of Book Reading with Longevity. Social Science & Medicine. 2016;164:44-48

7. Guiney H, Machado L. Volunteering in the Community: Potential Benefits for Cognitive Aging. The Journals of Gerontology: Series B. 2018;73(3):399-408.

8. Fleg JL. Aerobic Exercise in the Elderly: A Key to Successful Aging. Discov Med. 2012 Mar;13(70):223-8.

9. Benedetti TRB, Borges LJ, Petroski EL, Gonçalves LHT. Atividade física e estado de saúde mental de idosos. Rev Saúde Pública 2008;42(2):302-7.

10. Singh K. Nutrient and Stress Management. J Nutr Food Sci 2016 6(4).

11. Gómez MCR, Pascual CR, Pascual MAF, Navascués LJ, García MB. Terapias complementarias em los cuidados. Humor y Risoterapia. Enferm. 2005;14(48-49):37-41.

12. Yim J. Therapeutic Benefits of Laughter in Mental Health: A Theoretical Review. Tohoku J Exp Med. 2016 Jul;239(3):243-9.

13. Rotulagem do produto Vitasay50+ Serenne.

14. Silber BY, Schmitt JA. Effects of Tryptophan Loading on Human Cognition, Mood, and Sleep. Neurosci Biobehav Rev. 2010;34(3):387-407.

* O triptofano pode auxiliar na melhora do humor e qualidade do sono.