Alimentos com gordura

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), dietas desequilibradas e inadequadas, com alimentos com gordura e açúcar, e a falta da prática de exercícios físicos, estão entre as dez principais causas de mortalidade no mundo ¹.

Estudos e pesquisas sobre a alimentação da população mundial e sua relação com diversas doenças provam que a realização de uma dieta rica e variada pode prevenir enfermidades e melhorar a qualidade de vida ¹.

Um desses estudos, o Interheart, identificou três padrões alimentares ao analisar a dieta de pessoas de 52 países ¹:

  • dieta oriental: rica em proteínas vegetais;
  • dieta ocidental: rica em gordura;
  • dieta prudente: rica em frutas e hortaliças.

A partir dessa avaliação do tipo de alimentação, relatou-se o aumento de risco para infarto agudo do miocárdio de cerca 30% das pessoas que seguem a dieta ocidental. Ou seja, rica em alimentos com gordura. E, no grupo que adota uma alimentação prudente, menor risco para esse tipo de doença ¹.

Mas, será que todos os alimentos com gordura fazem mal à saúde? O que pode acontecer se comermos muitos alimentos gordurosos? Como cortar gordura da alimentação? Entenda mais sobre o assunto neste artigo. Boa leitura!

Alimentos com gordura: por que evitá-los?

Desde os anos de 1950, especialistas já sabem que a gordura alimentar pode causar doenças cardiovasculares e que o consumo excessivo de alimentos com gordura, acima de 30% das calorias da dieta, elevam o risco de aterosclerose, que desencadeia, por exemplo, infarto e derrame ¹.

No mesmo período, pesquisadores também relacionaram a alta ingestão de alimentos gordurosos com obesidade, diabetes, inflamação e baixa imunidade. Por isso, tanto é falado sobre a importância de uma dieta rica em nutrientes para preservar o sistema imunológico ¹.

Mas, ao contrário do que recomendam médicos e especialistas em termos de boa alimentação, estudos sugerem que a população brasileira se encontra em estado de insegurança alimentar ⁴.

Um estudo feito em 95 domicílios no Tocantins, baseado no novo Guia Alimentar Brasileiro, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, revelou que houve uma taxa de 55,79% de insegurança alimentar nessa população. Isto é, há a prevalência de uma dieta rica em alimentos industrializados e pobre em produtos in natura ⁴.

O que pode acontecer se comermos muitos alimentos gordurosos?

Além das doenças citadas acima, você realmente sabe o que pode acontecer se comermos muitos alimentos gordurosos? A recomendação médica é consumir alimentos com o mínimo possível de gorduras trans para ter boa saúde e uma vida mais duradoura ³.

Mas, o que é a tão falada gordura trans? Nós vamos explicar! A gordura faz parte do grupo dos lipídios, que é dos macronutrientes presentes nos alimentos, ao lado de glicídios e proteínas. Os lipídios se apresentam de vários tipos, com os óleos (líquidos) e as gorduras (sólidas). As gorduras fornecem energia ao corpo e mais sabor e aroma aos alimentos ².

As moléculas presentes nesses nutrientes têm a presença de ácidos graxos em sua estrutura. Eles são divididos principalmente em três tipos: insaturados, saturados e trans ².

Os insaturados podem gerar dois elementos mais instáveis, como cis e trans. Alimentos com gordura trans são usados pela indústria para melhorar a textura e a consistência de produtos, além de aumentar a crocância, oferecer mais sabor e prolongar a validade dos alimentos ³.

Isto é, a indústria insere a gordura trans como ingrediente para melhorar o aspecto visual e o sabor de alimentos ³.

Mas, o que a gordura trans faz ao organismo?

Uma das consequências do excesso de ácidos graxos trans, no organismo é a produção de colesterol ².

O colesterol pode ser ²:

  • de alta densidade (HDL): “colesterol bom”; transporta os lipídios dos tecidos para o fígado, onde são degradados e eliminados;
  • de baixa intensidade (LDL): “colesterol ruim”; transporta os lipídios biossintetizados do fígado para o resto do organismo.

Os ácidos graxos trans aumentam os níveis de LDL no corpo e diminuem os de HDL ¹. Ou seja, o que pode acontecer se comermos muitos alimentos gordurosos? Ficar com alto nível de colesterol no corpo, que pode gerar vários tipos de doenças crônicas ².

Os ácidos graxos trans não são sintetizados no organismo humano ². Logo, o excessivo consumo de alimentos com gordura pode causar:

  • redução da capacidade de defesa do sistema imunológico ³;
  • afetar o crescimento e o desenvolvimento do bebê durante o aleitamento materno ²;
  • aumento de doenças e processos inflamatórios ³;
  • formação de placas fibrogordurosas (ateromas) nas artérias que causam a aterosclerose ³;
  • aumento do nível de triglicerídeos ³;
  • maior risco de pré-eclâmpsia ³;
  • desenvolvimento de doenças como diabetes, câncer, hipertensão, obesidade, entre outras ³.

Continue aprendendo: 3 alimentos que controlam o colesterol e os triglicerídeos

Como cortar gordura da alimentação?

As gorduras mais saudáveis são necessárias para o bom funcionamento do organismo. Elas contribuem, por exemplo, na absorção de vitaminas, no fornecimento de energia para o corpo e na formação de células dos tecidos ².

Mas, quando falamos sobre alimentos com gordura trans, a situação muda. Eles não devem ser adicionados à alimentação. Quer saber o que evitar para seguir uma dieta sem gorduras que fazem mal à saúde? Veja quais são os principais alimentos você deve fugir ²:

  • produtos enlatados e embutidos;
  • biscoitos, bolos e tortas industrializados;
  • sorvetes;
  • chocolates e barras achocolatadas;
  • comidas e molhos prontos;
  • frituras em geral;
  • maionese;
  • massas folhadas;
  • alimentos de fast food;
  • margarinas e cremes vegetais;
  • pipoca de microondas;
  • entre muitos outros.

Isto é, invista em alimentos in natura e produtos com o mínimo de processamento. Nas prateleiras dos mercados já é possível identificar o teor de gordura trans nos produtos devido a uma lei da ANVISA que obriga a presença dessa informação nos rótulos ³.

Nem todas as gorduras são nocivas à saúde, mas tem de ser consumidas com moderação. Por isso, não deixe de consultar um especialista para seguir uma dieta equilibrada e que atenda às suas necessidades diárias de micro e macronutrientes.

Entenda mais como continuar cuidando da sua alimentação e leia:

Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br

Lottenberg AMP. Importância da gordura alimentar na prevenção e no controle de distúrbios metabólicos e da doença cardiovascular. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. 2009; 53: 595-607.

Merçon F. O que é uma gordura trans? Química Nova na Escola. 2010; 32(2): 78-83.

Arenhart M, et al. A realidade das gorduras trans: conhecimento ou desconhecimento. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências da Saúde. 2009; 10(1): 59-68.

Barbosa LD, et al. Disponibilidade domiciliar de alimentos a partir da nova classificação de alimentos e (in)segurança alimentar. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2020; 25 (7): 2701-2709.