Barba masculina

Quem disse que homem não cuida da aparência? No Brasil, houve um salto no consumo de produtos para barba masculina e na abertura de barbearias categorizadas como “barbershops”, que oferecem um visual retrô bacana e serviços extras, como cerveja e entretenimento ¹.

Afinal, quem tem barba, precisa cuidar bem dela. Assim como o cabelo, ela precisa ser lavada, hidratada e receber produtos que impedem a proliferação de microorganismos que podem causar machucados e infecções.

Você sabe como fazer isso? Aproveite este guia completo com dicas de como cuidar, como fazer a barba crescer, como engrossá-la, como tratar falhas na barba e quais vitaminas para cabelo e barba são recomendadas.

E, como bônus, trouxemos os tipos de barba para cada rosto. Você sabe o seu? Não? Continue a leitura e aprenda!

O que são e para que servem os pelos da barba?

Os pelos do corpo são estruturas com filamentos, compostos por queratina, que, além da estética, oferecem outros benefícios ². O principal deles é a proteção térmica e contra agentes externos nocivos e raios solares ultravioletas ²,⁴.

Ao passar dos anos, pode-se verificar três tipos de pelo no corpo ²:

  • lanugo: pelos muito finos e quase transparentes que cobrem o recém-nascido e caem nos primeiros dias de vida;
  • pelugem: pelo fino e curto, com comprimento até 2cm;
  • terminal: pelo espesso, pigmentado, com maior comprimento, que surge a partir da puberdade, como cabelo, sobrancelhas, axilas, púbis, pernas, barba, bigode e cílios.

O ciclo de crescimento dos pelos também apresenta três fases ²:

  1. anágena: crescimento ativo de novos fios que pode durar meses ou anos. 85% dos pelos do corpo encontram-se nessa etapa;
  2. catágena: fase de transição quando as células param de se multiplicar e de gerar novos fios. Pode durar cerca de três semanas;
  3. telógena: etapa de repouso, quando um fio cai e um novo começa a crescer aproximadamente depois de seis semanas.

Características do rosto masculino

A pele do homem possui particularidades fisiológicas e anatômicas muito distintas da pele feminina. Como, por exemplo, uma pele mais grossa, com maior espessura. Além da produção maior de sebo natural e suor, com maior crescimento de pelos no rosto e por todo o corpo ⁵.

Por isso, é necessário entender seu tipo de rosto e de pelo para saber como cuidar bem deles e garantir mais saúde e bem-estar no dia a dia. Afinal, quem não gosta de estar com a uma aparência agradável, não é mesmo?

Tipos de barba masculina

Além das características do rosto do homem, outro aspecto que contribui para aumentar a autoestima e se sentir mais bonito, é descobrir qual é o tipo de barba masculina ideal para o seu rosto. Já pensou nisso?

Assim como o corte de cabelo varia de acordo com o formato da face e as propriedades dos fios, a barba masculina também!

Para facilitar, preparamos esse guia abaixo.

Como se barbear corretamente?

Há algumas técnicas básicas que devem ser seguidas por todos que usam barba masculina para evitar o desenvolvimento de patologias e inflamações indesejadas, como foliculite ²:

  • fazer a barba no sentido do crescimento do pelo, preferencialmente após o banho;
  • nunca compartilhar lâmina e reutilizá-la poucas vezes;
  • escolher um aparelho com 2 ou 3 lâminas para maior precisão;
  • usar espuma de barbear ou pré-depilatório e um pós-barba.

Para evitar vermelhidão e ressecamento no local da barba masculina, é possível optar pelo barbeador elétrico que é menos invasivo e causa menos irritação na pele ².

Seja qual for o seu tipo de barba masculina, há algumas atitudes que podem facilitar o momento de se barbear, como lavar a região com água morna durante dois a três minutos, no mínimo. Isso ajuda a deixar o pelo mais macio e expandido, promovendo uma retirada mais fácil e menos irritante à pele ².

Ou então, para facilitar ainda mais, faça a sua barba logo após tomar banho. Pois a pele e os pelos da barba masculina já estarão limpos e mais macios e os poros mais dilatados com a água quentinha ².

O ideal é que a pele esteja limpa para receber produtos como tônicos faciais, hidratantes ou pós-barba ².

Mas, caso você não tenha tempo de fazer a barba após o banho, veja essa dica: use o creme de barbear por três minutos antes de começar a usar o barbeador. Por que? Ele amolece os pelos e mantém a pele úmida e mais lubrificada para a lâmina deslizar com suavidade e não irritar a região ².

Ah, outra sugestão importante é: evite passar creme, gel ou loção pós-barba que tenha fragrância ou álcool em sua composição. Eles podem inflamar a pele e deixá-la mais sensível quando exposta ao sol ².

Confira mais dicas indispensáveis para saber como se barbear ²:

  • usar a lâmina rente à superfície da pele e iniciar a raspagem da barba masculina em um ângulo de 28° a 30°, com movimentos suaves e delicados, seguindo o sentido do crescimento do pelo;
  • deixe para barbear os pelos em cima dos lábios (bigode) e os no queixo por último! Eles precisam de um tempo maior para amolecerem.

Continue aprendendo: Como melhorar a saúde do cabelo? 6 grandes ideias!

Como cuidar da barba?

Apesar da barba proteger a pele contra agentes externos, ela também abriga diversos microorganismos que podem causar doenças ou sintomas inflamatórios ⁴. Por isso, além de saber como se barbear, é preciso aprender de uma vez por todas como cuidar da barba.

Está preparado para descobrir como tratar bem do seu tipo de barba masculina? Separamos dicas dadas por especialistas e que podem ser aplicadas a qualquer momento.

Para começar, precisamos falar sobre o xampu para barba masculina. É preciso mesmo comprar um? A resposta é sim! O xampu usado para cabelo pode ressecar a pele do rosto e até a própria barba. Por isso, usar um xampu feito para os fios da barba e bigode ajuda a mantê-los limpos, hidratados, bonitos e mais saudáveis ⁴.

Já os produtos para se barbear são importantes também. Eles reduzem a irritação causada pela lâmina na pele e facilitam a retirada dos pelos. Eles podem ser usados em diferentes formas, como sabão, bastão, pó, creme, espuma ou gel. As principais características de um bom creme de barbear devem ser ⁴:

  • boa ação emoliente;
  • baixa viscosidade;
  • alto poder de formação de espuma.

Você sabia que a força usada para cortar o pelo molhado é 65% menor do que a utilizada para retirar o pelo seco ⁵? Mais um motivo para investir em produtos de qualidade para se barbear.

Por fim, citamos também o pós-barba. Ele também é indispensável para aprender como cuidar da barba. Sua principal função é aliviar o desconforto após o contato da lâmina com a pele. Mas, para evitar irritações e possíveis doenças, escolha algum sem álcool e que tenha ação hidratante e refrescante ⁵.

Confira dicas de ingredientes de um bom pós-barba:

  • hortelã: tem ação adstringente e dá sensação de refrescância ⁵;
  • cupuaçu: tem função emoliente e hidratante ⁵;
  • aloe vera: além de hidratar profundamente, tem ação cicatrizante ⁵;
  • extrato de algas marinhas: oferece uma sensação relaxante ⁵;
  • própolis e camomila: são calmantes, cicatrizantes e anti-inflamatórios ²;
  • ureia, D-pantenol e ácido hialurônico: poderosa ação hidratante ²;
  • óleo de melaleuca: anti-inflamatório, antimicrobiano, cicatrizante, antifúngico e antibacteriano ².

Vitaminas para cabelo e barba

Como engrossar a barba? Como fazer a barba crescer? Qual é o suplemento para crescer barba? Saiba que uma alimentação saudável para homens e o uso complementar de multivitamínicos podem contribuir para a saúde e a beleza da barba masculina.

As vitaminas do complexo B, por exemplo. Elas atuam em diversos processos do organismo, como a manutenção da saúde de cabelo, barba, pele, olhos, entre outros ⁸. Leia mais sobre uma delas em nosso artigo “Entenda o que é biotina e descubra para que serve esse nutriente”.

Além delas, uma ótima vitamina para cabelo e barba é também a vitamina C, pois ela possui uma poderosa ação antioxidante, que auxilia a combater os radicais livres, preservando a saúde da pele, do cabelo e da barba ⁹.

Por fim, há o mineral zinco que ajuda a formação de colágeno e queratina e também tem função antioxidante, contribuindo para a saúde e a beleza dos fios do cabelo e da barba masculina ¹⁰.

Leia mais: Veja as melhores vitaminas para homens com mais de 50 anos

Falhas, foliculite e alopecia areata na barba

Há também algumas patologias que afetam a saúde da barba masculina. A boa notícia é que tem tratamento dermatológico para cada uma delas! Entenda melhor as mais comuns, que são as falhas, a foliculite e a alopecia areata na barba.

Foliculite na barba

A foliculite pode atingir homens das mais diversas idades, desde a puberdade até a vida adulta. Ela atinge, normalmente, os pelos na fase terminal encontrados na barba, no bigode, nas axilas, nas coxas, no púbis e nas pernas ².

Mas, o que é a foliculite? Ela é uma infecção por bactérias no folículo piloso. Esses microorganismos pertencem à pele naturalmente, porém podem se proliferar em caso de alguma lesão ou desequilíbrio na flora natural, deixando o folículo piloso vulnerável à contaminação. A foliculite causa irritações e inflamações na pele da barba e do bigode  ².

O tratamento pode ser feito com produtos sintéticos ou naturais, com o óleo de melaleuca, que combatem inflamações e aceleram o processo de cicatrização. A melhor forma de prevenção é se barbear corretamente para não irritar a pele ².

Alopecia areata na barba

Já a alopecia areata (AA) é uma doença autoimune que causa perda de pelos em uma ou diversas partes do couro cabeludo, da barba, das sobrancelhas e do períneo ³.

Suas causas são diversas e envolvem, geralmente, fatores genéticos, imunológicos, psicológicos, emocionais e ambientais. Ela acontece em cerca de 1 a 3% das pessoas que buscam ajuda de um médico dermatologista ³.

O tratamento para alopecia areata na barba é amplo e pode ser feito de forma tópica com uso de medicamentos como minoxidil, corticosteróides, antralina, corticóides, imunoestimuladores e ciclosporina. Além disso, há a opção de fototerapia (PUVA) ³.

Falhas na barba

A falha na barba masculina se caracteriza pela pouca ou nenhuma quantidade de pelos na barba. A causa pode ser por fator genético ou doenças infecciosas como micoses, a própria alopecia areata, entre outras ⁶.

Há também outros problemas que acometem a barba masculina e devem receber a devida atenção para serem tratados, como ⁷:

  • acne na barba: os pelos da barba retém o sebo da pele e as células e bactérias próximas à derme que entopem os poros e causam acne. A dica é manter as mãos longe da barba, lavar a barba duas vezes ao dia e secar a pele suavemente sem esfregá-la;
  • caspa na barba: a caspa pode causar coceira, pele escamosa e manchas gordurosas embaixo da barba masculina. Nesse caso, recomenda-se escovar suavemente a barba todos os dias antes de lavar o rosto, usar medicamentos adequados e usar xampu anticaspa uma vez por semana;
  • pelos encravados: para tratar, você pode interromper o barbear por algumas semanas ou fazer a barba logo após o banho, aplicando um gel pré-barba por 30 segundos, creme de barbear sem perfume por dois a três minutos e enxaguar com água morna. É indicado também usar o pós-barba e secar o rosto com toalha úmida.

Caso você identifique qualquer uma das patologias ou sintomas citados acima, procure um dermatologista de confiança para realizar o tratamento adequado.

Percebeu que tem como cuidar da barba e deixá-la bonita, hidratada e saudável? Basta adotar hábitos alimentares que forneçam as vitaminas para cabelo e barba e uma rotina de autocuidado adequada, que preserve a pele e aumente a qualidade dos fios da barba masculina e do bigode.

Continue cuidando da sua saúde e beleza e leia mais artigos em nosso blog:

Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.

Santos NC, Severino JNP. Barba, cabelo e bigode: Consumo e masculinidades em barbearias. Revista de Administração de Empresas. 2019; 59: 183-194.

Bernardi J. Foliculite da barba: impacto do processo de barbear sobre o controle e prevenção das manifestações clínicas. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Santa Cruz do Sul: Unisc, 2016.

Carvalho LT, D’Acri AM. Alopecia areata: revisão bibliográfica e relato de caso. Cad. Bras. Med.2014; XXVII (3): 1,58.

Aleixo GHZ. Desenvolvimento de xampu para barva com óleo essencial de alecrim. [Curso Técnico de Química: Trabalho de Conclusão de Curso]. Jundiaí: ETEC Benedito Storani, 2021.

Pereira DC, et al. O uso de cosméticos masculinos. 2011: Salão do Conhecimento. SIX – XIX Seminário de Iniciação Científica. 2011.

Rocha J. Falhas na barba? Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro. Disponível em: https://sbdrj.org.br/falhas-na-barba/ . Acesso maio/2022.

American Academy of Dermatology Association. DIY treatment for 5 common beard problems. Disponível em: https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-secrets/face/diy-treatment-common-beard-problems. Acesso maio/2022.

Cavalari TGF, Sanches RA. Os efeitos da Vitamina C. Revista saúde em foco. 2018: 749-765.

Santos JT, et al. Os efeitos da Suplementação com Vitamina c. Revista Conhecimento Online. 2019; 1: 139-163.