O que é sedentarismo

Entender o que é sedentarismo é importante para evitar a degradação da saúde ao longo da vida. De acordo com a OMS, o estado sedentário está “crescendo de forma alarmante no mundo inteiro, deixando de ser uma preocupação meramente estética para se transformar em um problema grave de saúde pública e numa epidemia global” ⁶.

Muitas pessoas não se consideram sedentárias, porém, ao descobrir o que significa sedentarismo, percebe que, na verdade, são sim.

Ainda mais nos dias de hoje, em que a tecnologia domina e o indivíduo fica horas e horas sentado e deitado e não sente o tempo passar. A vida moderna ou pós-moderna contribui para a redução de atividades físicas e pode gerar diversas doenças crônicas-degenerativas ².

Isso acontece com você? Então continue a leitura até o final e saiba o que é e quais são as causas e consequências do sedentarismo e como reverter essa situação e investir no fortalecimento do corpo e da saúde ao longo vida!

O que é sedentarismo?

Sedentarismo é uma doença caracterizada pela total ou parcial ausência de atividade física. Ou seja, quando a pessoa gasta poucas calorias durante as tarefas executadas no dia a dia ⁶.

A inatividade física segue a “lei do menor esforço”: passa-se muito tempo sentado ou deitado, usando excessivamente carro, escada rolante, elevador etc. ⁶

Alguns especialistas definem o sedentarismo de forma um pouco mais objetiva e fatal. Eles chamam de “Síndrome da Morte Sedentária”, caracterizando os desequilíbrios gerados pelo estilo de vida sedentário, que promove doenças e eleva o índice de mortalidade no mundo todo ¹.

Isto é, o sedentarismo é uma doença grave, que altera ou interrompe o bom funcionamento do organismo, incluindo sistemas, órgãos e outras regiões do corpo que são vitais para a vida do ser humano ¹.

O que causa o sedentarismo?

Visto com o mal do século, o estilo de vida sedentário tem sido cada vez mais estudado. Justamente pelo fato de que a vida moderna causa a ausência de atividades físicas diariamente ⁶.

Além da correria típica da maioria dos brasileiros para dar conta do trabalho, da casa, da família e das necessidades pessoais, há a questão da tecnologia presente em todos os momentos do dia ⁶.

Isto é: quando o indivíduo trabalha muito, não tem tempo para investir em exercícios físicos e atividades de lazer. E quando está ocioso, prefere se sentar em frente à televisão, ao computador e ao celular, esquecendo-se da importância em movimentar o corpo ⁶.

Quantos movimentos você já deixou de fazer devido à tecnologia? Isso inclui desde lava-louças e controle remoto até a assistente virtual Alexa, por exemplo.

A postura sentada, usada pela maior parte dos trabalhadores e estudantes, é outro grande exemplo do sedentarismo. Afinal, muitas atividades são executadas sentadas, como escola, faculdade, cinema, igreja, dirigir um carro, entre outras ⁶.

Podemos afirmar, portanto, que o que causa o sedentarismo é o comportamento provocado pelos hábitos da vida moderna e pela evolução da tecnologia, que reduz o esforço físico e contribui para a execução de movimentos repetitivos e que gastam pouca energia do corpo ⁶.

Leia mais: O que é bom para fraqueza muscular? Quais tratamentos são indicados?

Quais as consequências do sedentarismo?

Ao descobrir o que é sedentarismo, soube que diversas doenças estão relacionadas com ele, não é mesmo?

Os malefícios à saúde são inevitáveis para uma pessoa sedentária, porque o sedentarismo gera uma regressão funcional do organismo. Um indivíduo pode desenvolver, por exemplo ²:

  • doença arterial coronariana;
  • infarto agudo do miocárdio com risco de morte súbita;
  • hipertensão arterial;
  • câncer de cólon;
  • câncer de mama;
  • diabetes do tipo II;
  • aumento do nível de triglicerídeos;
  • redução do colesterol “bom” (HDL);
  • elevação de gordura nas vísceras;
  • hiperglicemia (aumento do nível de açúcar no sangue);
  • osteoporose e o aumento de quedas e debilidade física.

Além disso, o sedentarismo pode acarretar obesidade, depressão, ansiedade, alterações de humor, perda de flexibilidade das articulações, atrofia das fibras musculares etc ²,⁶.

Para ter uma ideia ainda mais clara do que é sedentarismo e o que ele causa à saúde dos ossos, por exemplo, saiba que quando uma pessoa senta, ela aumenta cerca de 35% da pressão interna nos discos intervertebrais e todas as estruturas, como ligamentos, articulações e nervos que ficam na parte posterior do corpo ⁶.

E isso se ela estiver sentada na posição correta! E mais: o sedentarismo pode provocar problemas na lombar e a diminuição da circulação de retorno dos membros inferiores, gerando inchaço nos pés, nas pernas e nos tornozelos ⁶.

Continue aprendendo: Cuidados com a saúde das articulações: 5 dicas práticas

Como evitar o sedentarismo?

A melhor maneira de evitar o sedentarismo é praticar atividades físicas regularmente que promovam o aumento da força muscular, da massa óssea e da cognição ².

A atividade física desempenha também papel terapêutico e beneficia o corpo de forma sistêmica e completa. Logo, além de reverter o estado sedentário, ela ajuda a prevenir doenças desencadeadas por ele e o uso constante de medicamentos ².

Como sair do sedentarismo?

O Ministério da Saúde elaborou um Guia de Atividade Física para a População Brasileira, que orienta a população a realizar aproximadamente 150 minutos de atividade física moderada por semana ou 75 minutos de atividade vigorosa. Outra recomendação foi, se a pessoa desejar, mesclar esses dois tipos de atividades ³.

Entenda melhor sobre cada uma delas, levando em conta a intensidade e o grau de esforço ³:

  • leve: realização de esforço físico mínimo e com pouco aumento dos batimentos cardíacos;
  • moderado: exige maior esforço e acelera moderadamente os batimentos cardíacos;
  • vigoroso: alto esforço físico, com respiração acelerada e o aumento dos batimentos cardíacos.

Atividades físicas para inserir na rotina

  • Exercícios para fortalecer os músculos e os ossos, que use sobrecarga externa ou o próprio peso do corpo ³, como musculação e ginástica funcional.
  • No tempo livre: esportes, como natação, vôlei e futebol, aulas de dança, hidroginástica, yoga, artes marciais, academia etc;
  • No deslocamento: evitar elevador, escada rolante e carro. Usar mais bicicleta, skate, patins e andar a pé;
  • Em casa: fazer um pouco das tarefas domésticas todos os dias, como varrer, passar pano no chão, lavar louças, brincar com as crianças, cuidar das plantas etc.

Segundo o Laboratório de Performance Humana do Departamento de Saúde Pública da Califórnia , os homens adicionam 11 anos de vida e, as mulheres, 7 anos se incluírem seis desses hábitos na rotina ⁶:

  • prática regular de atividades físicas;
  • sono adequado e restaurador;
  • refeições regulares;
  • alimentação saudável no café da manhã;
  • controle de peso;
  • evitar consumo de cigarro e drogas;
  • não usar ou consumir moderadamente bebidas alcoólicas.

Entendeu o que é sedentarismo e como ele afeta a saúde de qualquer pessoa? Por isso, siga as recomendações dadas acima e invista no seu bem-estar e na sua longevidade. Pequenas mudanças de hábitos diários podem fazer uma grande diferença!

Continue aprendendo a cuidar da saúde e leia outros artigos em nosso blog:

Conheça a linha de vitaminas Vitasay em www.vitasay.com.br.

Ferreira SF. Castiel LD, Cardoso MHCA. A patologização do sedentarismo. Saúde e Sociedade. 2012; 21(4): 836-847.

Gualano B, Tinucci T. Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 2011;5:37-43.

Ministério da Saúde. Guia de atividade física para a população brasileira. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf. Acesso em agosto/2022.

Bull FC, Al-Ansari SS, Biddle S, et al. World Health Organization 2020 guidelines on physical activity and sedentary behaviour. Br J Sports Med. 2020;54(24):1451-1462.

Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. Foods Linked To Better Brainpower. 2021. Disponível em: https://www.Health.Harvard.Edu/Healthbeat/Foods-Linked-To-Better-Brainpower. Acesso em agosto/2022.

Carvalho TN, Melquíades RL. Sedentarismo no ambiente de trabalho: os prejuízos da postura sentada por longos períodos. Revista Eletrônica Saber 2014;23(1): 1-12.